Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Jornalismo e Café.

Que raios tem a ver o café com o jornalismo?
Bom, a relação que faço é uma compreensão social que o elemento escuro e bebível tem sobre as pessoas. Onde quer que estejamos, seja em uma sala de espera, seja numa visita familiar ou de amigos, (tudo bem vai, de alguns amigos), o café é sempre o agente da cortesia, que mantém a estabilidade do convívio social, amigável. Nisso, as redes sociais perdem, e muito, na falta de afeto, da sociabilidade, pela falta do “cafézinho”.
Não pretendo entrar em questões filosóficas e teóricas sobre essa questão, mas é incrível pensar no assunto.
Aprofundando no título do post, é clássico pensarmos naquela imagem do jornalista, numa casa de café, sentado com as pernas cruzadas, um jornal aberto à sua frente e tomando pequenos goles da bebida, que, à contra-luz, mantém uma contínua fumaça que se esvai no ar. Sim, esse é o estereótipo: o requinte da bebida, as letras seguidas de goles.
Outra relação que o café tem com os jornalistas, é justamente o fato da cafeína atuar como estimulante no Sistema Nervoso Central, por isso um dos principais efeitos do café é uma espécie de revigoramento e diminuição do sono e da fadiga. 
É, caros amigos jornalistas, pelo pouco que sei, a profissão cansa, consome tempo, vira-se noites acordado, te faz esquecer de comer, não tem horário fixo, acaba com relacionamentos, te obriga a fazer 300 coisas ao mesmo tempo como se isso fosse normal. Ufa ! Daí, é questão de vida ou morte diminuir o sono e a fadiga. Para isso, café adentro :)
Antes de você ja desistir dessa profissão, é bom lembrar que nem tudo é assim, nem tudo é negativo. Afinal, não somos um bando de loucos mazoquitas (tá, um pouquinho) que se formam para perder a vida social. Só nós, os jornalistas temos a chance de um dia ter uma conversa com o Rei Roberto Carlos e Pelé (haha), de entrarmos em festas e shows de graça, de assistir sessões de cinema antes de todo mundo, e só nós temos a chance de viajar à Paris para cobrir uma semana de moda alá Anne Hathaway em o "Diabo veste Prada" (Ok, isso é um sonho particular, pula), só nós podemos tirar fotos de momentos espetacularmente belos e tristes. Nós participamos e construímos a história, e enfatizando o ja dito: virando noites acordado, esquecendo-se de comer e assim por diante.
Estamos por toda parte, e vamos continuar por aqui, pois a sociedade precisa de alguém que escreva, filme e fotografe sua história ! 
Ufa, falei demais... 
Enfim, por conta de tudo isso: Café, querido café, precisaremos de você, sempre.
Agora você encontrou a relação entre esses dois elementos, certo?

Um café? Sim... eu aceito. ;)




2 comentários:

  1. Bom dia Futura Jornalista, Parabens pelo texto, ficou maravilhoso, me fez viajar na imaginação, vindo na memoria as cenas de filmes, onde vemos os jornalistas sentados na porta de um Cafe, bar...tomando seu cafezinho, fumando e lendo o jornal...Eu e a Aline, ate fizemos interpretação do teu texto, onde, conseguimos, voar nas descrições de cada linha, frase ou ate seus proprios comentarios entre parenteses...Voce conseguiu prender a atenção de nós duas nesse momento, logo cedo, e a Aline, ate estava tomando cafe, so que com leite, afinal, ela nao e jornalista..rsrsrs....Mas voltando ao seu texto, conseguimos vibrar com cada linha lida por nos duas, sua tia, ficou com um brilho no olhar ao ouvir-me lendo teu texto, e agora, atras de mim, lendo o meu comentario, esta prestes a chorar...Correu para o banheiro, esta com os olhos vermelhos, mas tudo bem, tua tia e assim mesmo, uma chorona(palavras dela). Kethylin, brincadeiras a parte, eu gostei muito de voce ter voltado a escrever, tudo bem, que agora vocee esta de ferias, mas e como te disse: a pratica nos leva a perfeição! Amei ler teu texto logo cedo, nessa manhã fria, inicio de inverno, e ja te convido a tomar um cafe comigo, pois o seu ja aceitei...Um café forte e com bastante açucar, no qual me encantei(refiro-me ao teu texto, literalmente, cafe)...
    Autoriza-me a postar teu texto em meu Blog. com os devidos creditos? Ja tenho seguidores jornalistas, criticos e que muito te ajudaram...Aguardo tua resposta...Bjin e continue nos impressionando! Aline mandou bjin...

    ResponderExcluir
  2. Fico Feliz em saber que meu texto provoca essas sensações, viagens na imaginação e tudo mais, é exatamente isso o que pretendo atingir no leitor. Muito feliz mesmo. :)
    Autorizo sim você postar em seu blog.

    Beeijos a você, e a minha tia Aline. '-'

    Ahh ! e claro .. Eu Aceito seu convite p/ tomar um Café. rs

    ResponderExcluir