Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

"Sou tão misteriosa que não me entendo"


“Sou o que se chama de pessoa impulsiva. Como descrever? Acho que assim: vem-me uma idéia ou um sentimento e eu, em vez de refletir sobre o que me veio, ajo quase que imediatamente.O resultado tem sido meio a meio: às vezes acontece que agi sob uma intuição dessas que não falham, às vezes erro completamente, o que prova que não se tratava de intuição, mas de simples infantilidade.Trata-se de saber se devo prosseguir nos meus impulsos. E até que ponto posso controlá-los. [...] Deverei continuar a acertar e a errar, aceitando os resultados resignadamente? Ou devo lutar e tornar-me uma pessoa mais adulta? E também tenho medo de tornar-me adulta demais: eu perderia um dos prazeres do que é um jogo infantil, do que tantas vezes é uma alegria pura. Vou pensar no assunto. 
E certamente o resultado ainda virá sob a forma de um impulso. Não sou madura bastante ainda. Ou nunca serei.” (Clarice Lispector)


Clarice Lispector é uma escritora e jornalista da qual mais admiro. O ponto de partida de sua literatura é o da experiência pessoal da mulher e de seu ambiente familiar.Contulo ela extrapola os limites desse universo, seus temas são essencialmente humanos e universais, como as relações entre o "eu" e o "outro", a falsidade das relações humanas, a condição social da mulher, o esvaziamento das relações familiares, e, sobretudo, a própria linguagem - única forma de comunicação com o mundo.
 


Um comentário:

  1. Amo Clarice Linspector, pelo jeito que sabia escrever...sempre com rima em suas palavras conseguia nos remeter a outros mundos, reais ou irreais, mas sempre com uma pitada de suas experiencias... Amo essa escritora, pois ela sempre escrevia tudo aquilo que vivia, porem, sei que seu maior medo era escrever e nao ser compreendida..Amo Clarice simplesmente porque tambem sinto esse medo, mas sempre que posso, coloco uma pitada de ludico e assim, consigo atingir e instigar meu publico leitor...Amo Clarice, simplesmente por acreditar em tudo que aqui ja disse...simplesmente amo Clarice!

    ResponderExcluir