Páginas

domingo, 21 de agosto de 2011

Perder o Foco

É normal para quem escreve bastante, não gostar de algo que esteja escrevendo ou então ficar preso em meio aos próprios argumentos, em um nó tão grande que o texto não vai para frente.
Foi assim com o primeiro texto que estava escrevendo para o blog hoje, comecei normalmente, baseado em uma coisa que já estava na minha cabeça há alguns dias, mas quando cheguei no terceiro parágrafo entrei em um buraco negro sem solução. O texto era até simples, sobre televisão, mas acabei entrando em um confronto de argumentos comigo mesma. Fiquei por alguns bons momentos dialogando internamente e tentando ver qual ponto de vista interno era mais predominante. Não cheguei em nenhuma conclusão, por enquanto, mas não me dei por vencida e certamente vou escrever num futuro próximo sobre o que eu comecei a rascunhar.
Deixei de lado este texto e comecei outro, um pouco mais leve, sobre coisas que acontecem aqui na internet e no nosso dia a dia. Fui escrevendo, meio que no calor das ideias, mas ao ler o texto quase pronto vi que perdi completamente o foco.
Perder o foco é algo comum também, mas que não gosto. Em alguns casos é interessante o embaçamento da proposta inicial já que a cegueira momentânea pode nos levar em locais que provavelmente não estivessemos propícios a conhecer. Mas em outros casos irritam quem escreve e quem lê, já que pode ficar uma sensação no leitor de que foi enganado, ele esperava uma coisa e no final teve outra.
Acho que não perdi o foco ao falar sobre o foco. Agora vem um exercício comum de deixar os textos em um forno, o forno dos rascunhos. Vai ficar lá por um tempo e no momento adequado eu vou lá, tiro do forno e sirvo, só espero não tirar antes do tempo e servir cru ou pior.. deixar queimar e ter que jogar no lixo.
Essa minha frustrante perda de foco agora, talvez seja um sinal que de que é preciso colocar o pé no freio de vez em quando, tirar um tempo para "desligar e relaxar" corpo e mente. Criar horários na agenda sempre que possível para 'não fazer nada', assistir a filmes, passar mais tempo com os amigos, jogar conversa fora e esquecer, por um minuto que seja, esse ritmo de vida que pode enlouquecer qualquer um, essa vida moderna que tanto gostamos, onde estamos sempre querendo tudo, e em uma eterna busca por objetivos.
Enfim, talvez perder o foco também seja necessário, e que os gurus dos negócios não nos escutem.




Um comentário:

  1. Boa noite...concordo com tudo que voce escreveu, mas para o poeta, dificilmente se perde o foco e sim a inspiração...Nao que eu me julgue uma poeta, mas sou uma aprendiz e tento passar de forma clara o que vai pelos corações...Falo muito sobre o amaor, saudades, solidão, paixão e de repente, do nada, muda-se a inspiração, falo então de outros assuntos, mas acabo voltando naquilo que mais me emociona: Amor, ilusão, desilusão, paixão, solidão...As inspirações chegam de imediato, do nada e ate brinco com alguns amigos blogueiros dizendo que: de repente baixa um santo e a poesia flui como agua corrente e minha pena(fala de poetas)desliza derramando sua tinta por entre as paginas brancas, rascunhando, rabiscando e terminando num extase final...fim das palavras, fim da poesia...Muitas vezes, revolve-se na memoria alguns momentos e damos continuidade a algumas poesias, como parte I,II,III e por ai vai. Mas para nao perdermos o foco, volto a dizer que: escrever tem que estar no amago dos escritores, seja ele de qual estilo for, mas tem que sair de dentro pra fora, expurgá-lo por inteiro...Se colocar em cada palavra, cada ponto e virgula, cada retiscencias...É isso que sinto! Dificilmente perde o foco, quem muito pratica a escrita, estamos falando de "perder o foco" e nao dos erros que cometemos nas escritas. Para finalizar e nao perder o foco, ainda te digo que: se realmente queres ser uma jornalista, vai acostumando com essa vida, pois nao te sobrara muito tempo para outras distrações. Adorei participar do teu texto com um texto, mas ainda digo que: minha area é poesia...tao simplesmente, poesia...Bjin e continue, nao desista e tire os rascunhos, leia, releia e finalize...Nunca deixe para depois, pois a cada instante, tudo mudo, tudo vira passado e teus rascunhos farão parte do que ja foi, ja era...

    ResponderExcluir