Páginas

terça-feira, 23 de agosto de 2011

O Pleonasmo despercebido.

Pra começo de conversa, vamos à definição:
"Pleonasmo: Pleonasmo pode ser tanto uma figura de linguagem quanto um vício de linguagem. O pleonasmo é uma redundância (proposital ou não) numa expressão, enfatizando-a." Wikipedia.com

Creio que todos já se depararam com a frase: "Necessário experiência anterior". Afinal, é comum quando se está à procura de emprego ou coisa do tipo. E o que há de errado nesta simples frase, tão usada, principalmente no meio profissional? Nada?.. Engano ! 
"Experiência anterior", baita redundância. Toda experiência é anterior. Assim como todo elo é de ligação, todo habitat é natural, todo amigo é pessoal. O Pleonasmo, como excesso de sobremesa, enjoa.
Nós brincamos com alguns pra lá de conhecidos: Subir para cima, descer para baixo, entrar para dentro, sair para fora. Mas existem os engenhosos, que passam despercebidos. Nós, ingênuos, caímos na armadilha.
Dizemos sem perceber: manter o mesmo, ainda continua, ganhar de grátis. Ora, se mantemos, só pode ser o mesmo. Se não for manter, não é. Pode ser mudar, trocar, substituir. Ainda continua? As duas palavras falam de continuidade. Melhor ficar com uma ou com outra (Ele continua doente/ Ele ainda está doente); Granhar de grátis? só pode.
Há pleonasmos tão familiares que parecem gente boa, que nada mais faz que cumprir a obrigação. Mas é bom ficar atento e não cair na deles.
Olho vivo. Todo general é do exército. Todo Almirante? da marinha. Todo país? do mundo. Toda viúva, do pobre falecido.
Só existem estrelas no céu. Sorriso, nos lábios. Goteira, no teto. Planos ou projetos, para o futuro.. para onde mais seria, minha gente ?! (essa é clássica!)
Criar? só pode ser algo novo. Detalhes? Ora, são sempre pequenos, caro amigo Roberto Carlos (haha). Encarar? só de frente. Calar? só a boca.
As palavras são a ferramenta do Jornalista, e de todos os profissionais que lidam com a linguagem, não cair nessas armadilhas, significa dominar o idioma, o nosso idioma. Mas, pior ainda que o pobre do Pleonasmo inocente e que passa despercebido sem grandes alardes, é a praga do gerúndio, que chegou tímido e foi ganhando espaço. Falarei disso uma outra hora, em um outro post, talvez o próximo! Até breve. :)
Porque todo barulho, é sonoro ! \o

4 comentários:

  1. Boa noite...para uma jornalista, talvez, esses erros se tornem "pleonasmos" errantes e tido como gafes...afinal, jornalista que se preze, tem que pelo menos, saber escrever certo...ou errado? Agora, para os poetas, tudo fica mais facil, suave, pois os erros são tidos como metaforas, dilemas escritos do fundo da alma e do coração e nessa caminho de sentimentos, vamos tecendo nossas poesias e nossos leitores, sempre tao encantados, apaixonados, nem percebem nossos erros...porque voce acha que sou uma aprendiz de poetisa? Para poder passar desapercebida pelos pleonasmos...kkkkk...Brincadeira para desetressar essa jornalista inteligente...Adoro ler teus escritos e ontem comentei com a Aline, que voce cria textos maravilhosos quando fala que nao consegue escrever nada, mas e o texto lido aqui? Vai me dizer que nao e nada? Ora, pare de ser humilde e receba meus sinceros aplausos....vou levar para meu blog., abraços e continue a escrever...Bjin

    ResponderExcluir
  2. Ops!! tirar o estres, melhor ne? Ou não? Não deu? Errei? Entaõ que tal assim...Para que voce fique calma...Os anjos dizem amem...Para que seu coração se acalme...Eu tua leitora faço uma poração tambem...bjin...agora valeu? rsrrs

    ResponderExcluir
  3. Ih, hoje meus dedos nao querem tocar nas teclas e como nao leio o que escrevo, perdão pelos erros...ops!!Eu, tua leitora faço uma oração tambem...pronto, agora sim!

    ResponderExcluir
  4. Só existem estrelas no céu? O que foi feito das estrelas do mar?

    ResponderExcluir